drinques

10 dicas de insider para comer e beber em Buenos Aires

Um guia de insider para comer e beber na capital Argentina



1

A porta gigante e austera esconde o pai dos speakeasies de Buenos Aires. O Ocho 7 Ocho fica numa rua tranquila, num antigo bairro operário. O porteiro autoriza a entrada para uma salona que parece a da casa de um amigo. Aí, basta se acomodar no sofá e aproveitar a carta com mais de cinquenta opções de coquetéis, em  categorias como amargos, tónicos e vínicos.

Thames 878, Villa Crespo. Tel.: +54 11 4773 1098 

 


2

A vocação notívaga Florería Atlántico vai além da lojinha charmosa: ela guarda passagem a um oásis da coquetelaria, um paraíso do Gin Tônica Comandada por Tato Giovannoni, barman mais famoso do país. Ele usa seu próprio gim (o Los Apostoles) e suas tônicas misturados 

a especiarias e outros ingredientes de personalidade.

Arroyo 872, Recoleta, tel.: +54 11 4313 6093 

 


3

Imperdíveis: o brunch com churrasco (e empanadas, achuras, muito dulce de  leche, no Nuestro Secreto, do 

Hotel Four Seasons (Posadas 1086/88, Recoleta. Tel.: +54 11 4321-1200) e os drinques clássicos do badalado Verne Club (Av. Medrano, 1475, Palermo 

 


4

O restaurante Oviedo acabou de se tornar balzaquiano. Há 30 anos numa mesma esquina da Recoleta, sob a batuta de Emilio Garip, espécie de “padrinho” de chefs e restaurateurs argentinos, a casa mediterrânea se apoia em produtos fresquíssimos, numa cozinha high-tech e num chef, Ramón Chiliguay, constantemente em reciclagem mundo afora. Falando assim, parece um lugar intimidador, ainda mais se considerada a adega de 750 rótulos e 18 mil garrafas  – a mais importante do país. Contudo, Garip garante a suavidade do ambiente, a  leveza dos pratos e o serviço amigáveis. Um clássico vibrante.

Beruti 2602, Recoleta 

 


5

500 bois de vida digna, criados em campos abertos na região pampeana, chegam mensalmente ao açougue Don Julio, a poucos metros da parrilla homônima em Palermo, onde são destrinchados com afinco e precisão. De lá, partem para a grelha. O hit da casa é  o ojo de bife, mas vale ir até a cozinha aberta
 e olhar os cortes, antes de se decidir. O restaurante está na lista dos melhores do mundo. 

Guatemala 4699, Palermo. Tel.: +54 11 4832-6058 

 

 

6

Soledad Nardelli é a única mulher do país na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina. Seu modernoso Chila, na beira do rio da Prata, revela, com técnicas e sabores apurados, viagens e pesquisas profundas  pelo território argentino. Resgata produtos e receitas emblemáticas e os veste em roupagem irreconhecível – seus tamales são de milho roxo e parecem dois vagõezinhos coloridos; seu vacío é uma lasca dry aged. Há duas alternativas de menus (de três ou sete cursos) que podem ser harmonizados. 

Alicia Moreau de Justo 1160, Puerto Madero. Tel.: +54 11 4343-6067 

 


7

A adega do Uco, dentro do descolado hotel Fierro, tem quatrocentos rótulos. Com muito espaço para micro e pequenas bodegas. Na carta, há opções diárias de taças de vinhos de butique, desses que dificilmente se vêem em grandes lojas. Todas explicadas com propriedade e que dialogam de igual para igual com  a cozinha “sem ego”, pautada por uma charcuteria caseira bem feita, pães, massas  e confeitaria igualmente artesanais, assim como por produtos sazonais escolhidos  a dedo.  

Soler, 5862, Palermo. Tel.: + 54 11 3220-6800 


 

8

Ainda que o Harrison, um speakeasy de verdade, não tenha telefone e não divulgue o endereço, muita gente sabe que ele fica no Nicky NY Sushi, em Palermo. A questão é: como entrar? Vale jantar no Nicky e adular o garçom, ou então, vasculhar via redes sociais um atalho para a senha. Uma vez lá dentro, deixe  o jazzinho na vitrola te levar aos anos 1920 e te lançar às taças de cristal, jogos de chá de antiquário, porcelana chinesa e recipientes inusitados ocupados por drinques perfeitos. 

Malabia 1764, Palermo 

 


9

Carne é uma hamburgueria de autor. No caso, Mauro Colagreco, dono de duas estrelas Michelin na Côte D’Azur. Ela fica em Olivos, um misto do bairro carioca de Botafogo e do paulistano de Pinheiros, na zona norte de Buenos Aires. Aqui, só há gado argentino  de qualidade superior, vegetais orgânicos de origem controlada e pães assados em forno de barro por um amigo de infância do chef. Tudo para a produção de hambúrgueres e molhos simples.  

Libertador 2417, Olivos. Tel.: +54 11 5184-7223 


 

10


O La Fuerza é um bar de vermutes que mudou a cara de Chacarita, bairro residencial, antes bem distante dos agitos da cidade.